quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cada pessoa aprende de um modo próprio
 
É preciso levarmos em conta que cada um aprende de um jeito.
 
Os pesquisadores afirmam que existem sete tipos diferentes de inteligência, que se manifestam de forma diferente em cada pessoa.

As sete inteligências, identificadas por Howard Gardner e descritas em seu livro A teoria das inteligências múltiplas, são:

1) Verbal/Lingüística – habilidade para brincar com as palavras, contar histórias, ler e escrever. A pessoa com esse estilo de aprendizagem tem facilidade para recordar nomes, lugares, datas e coisas semelhantes.

2) Lógica/Matemática – capacidade para o raciocínio e pensamento indutivo e dedutivo, para o uso de números e resolução de problemas matemáticos e lógicos.

3) Visual/Espacial – habilidade para visualizar objetos e dimensões espaciais, para criar "imagens" internas. Possuem esta inteligência pessoas que adoram desenhar, pintar, visitar exposições, visualizar slides, vídeos e filmes.

4) Cinética – conhecimento do corpo e habilidade para controlar os movimentos corporais. As pessoas com esta inteligência movem-se enquanto falam, usam o corpo para expressar as suas idéias, gostam de dançar, de praticar desportos e outras atividades motoras.

5) Musical/Rítmica – habilidade para reconhecer sons e ritmos. É própria de pessoas que gostam de ouvir música, de cantar e até de tocar algum instrumento musical.

6) Interpessoal – capacidade de relacionamento interpessoal. É atributo de pessoas que estão sempre rodeadas de amigos e gostam de conviver.

7) Intrapessoal – auto-reflexão, metacognição, conhecimento de si mesmo e das realidades espirituais.

Por isso, é importante você se conhecer, e saber se é mais cinestésico (aprende fazendo), mais auditivo (aprende ouvindo) ou mais visual (aprende vendo).

Para ter sucesso nos estudos, seja qual for a matéria, recomendo:

1) Preste atenção na aula: se possível, antes da aula dê uma olhada no conteúdo que o professor vai explicar. Durante a aula, ouça atentamente e anote as idéias mais importantes. Anotar ajuda a concentrar a atenção, a memorizar a matéria e facilita a aprendizagem. Prestando atenção na aula, fica mais fácil compreender o que se estuda depois.

2) Tire suas dúvidas: participe ativamente das aulas e faça perguntas, eliminando todas as suas dúvidas.

3) Tenha motivação: tenha claro qual objetivo você quer alcançar ao estudar. Assim você fica motivado, estuda com vontade, e aprende com mais facilidade.

4) Tenha disciplina: estabelecer horários e constância nos estudos é fundamental. Estude sempre no mesmo ambiente, que deve ser arejado, sem ruídos, agradável.

5) Faça resumos: ao ler a matéria, sublinhe as idéias mais importantes. Faça resumos e esquemas, ressaltando aquilo que realmente interessa em cada texto. As anotações ajudam a manter a concentração e facilitam a revisão dos conteúdos depois.

6) Leve em conta seu estado emocional: se você está nervoso, preocupado ou com qualquer outro problema pessoal, seu rendimento será abaixo do esperado. Portanto, acalme-se, solucione seus problemas ou tente esquecê-los durante o período de estudos.

* Por Mathias Gonzalez

Um comentário:

  1. Ola! Parabéns pelo blog.
    Sempre que posso, todos os dias, tenho acessado este blog. Está me ajudando muito ns estudos.
    Hoje baixei o material de direito penal para PF mas observei que faltam algumas aulas na pasta Penal 2, faltou as aulas 06,07 e 08, e na pasta Penal 1, a aula 04.
    Você poderia postar as aulas que faltam se as tiver? Estou gostando muito do material.

    Muito obrigado.
    Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir