terça-feira, 12 de abril de 2011

COMO VENCER A PREGUIÇA
 
Prof. Lúcio Valente
 
preguiça
pre.gui.ça

sf (lat pigritia) 1 Pouca disposição para o trabalho; aversão ao trabalho; inação, mandriice. 2 Demora ou lentidão em fazer qualquer coisa; indolência, moleza; morosidade, negligência.
 
Um dos grandes obstáculos a ser vencido durante a preparação do concurseiro é um sentimento interior tão forte que vem impedido muitas pessoas de realizar seus sonhos.
Eu coloquei como meta da minha vida não sucumbir à preguiça. Crio uma força interior contra esse demônio da alma. Entendo que a preguiça é o meu ego dizendo que as coisas estão ótimas do jeito que estão. O meu ego não quer minha evolução intelectual, financeira, espiritual.
Luto diariamente e confesso que nem sempre venço. Mas a cada vitória, sinto-me poderoso. Como vencer esse fantasma? Como vencer a si mesmo?
 
Não é fácil, mas só você poderá fazê-lo. Aí vão algumas dicas:
 
1 – mantenha uma rotina de exercícios físicos. Vale qualquer coisa. Caminhada, academia, pedalar. Tente se exercitar, pelo menos, três vezes por semana por uma hora. Isso vai deixar seu corpo alerta e vai ajudar a regular o seu sono;

2 – procure dormir o suficiente para descansar o corpo e a mente. Não lute contra o sono e não se deixe vencer pela insônia. Ela é uma doença. Se necessário, procure ajuda médica;

3 – cuide da nutrição. Prefira os sucos naturais, frutas, sementes desidratadas. Coma a quantidade exata de carboidratos e proteínas. Evite ingerir muita carne vermelha e outros alimentos de difícil digestão. Fuja dos snacks, refrigerentes, energéticos etc.

4- elabore metas alcançáveis. Pequenos passos. Não se sente para estudar por oito horas. Programe seu estudo em tempos menores. Vá aumentando aos poucos. Não se programe para estudar um livro inteiro, mas um capítulo ou menos que isso. Avance aos poucos e sempre. Como diz os americanos: Don´t bite more than you can chew. Eu, por exemplo, decidi aprender alemão. Estudo 30 minutos por dia. Nada mais, nada menos. “Ich bin stärker als meine Faulheit”

5- organize-se! Eu prefiro estabelecer uma agenda semanal. Gaste um tempo de seu domingo elaborando um plano para a semana. Saibam quais serão suas atividades a cada dia (exercícios, estudos, trabalho, família, namorada (o), descanso etc.). Organização é tudo para a pessoa eficaz.

6- pense nos prejuízos que a preguiça lhe traz. Pense no que pode ser melhor ou pior na sua vida. Eu, por exemplo, decidi vencer a preguiça de me exercitar. Dois meses depois, já perdi cinco quilos e consigo correr diariamente 3 km. Parece pouco? Não interessa! É a meta que estabeleci pra mim.

7- divida suas atividades com outras pessoas. Um companheiro de estudo pode estimular outro. Faça competições de conhecimento.

8- nunca diga: “ai que preguiça!” Quando pensar isso, respire fundo, mentalize e diga: “que disposição!” “Que vontade de estudar, trabalhar, malhar!” Não aceite sua mente te dominar. Domine sua mente!

9- tenha momentos de ócio. Mas, saiba quando ele começa e quando termina na sua semana. Por exemplo, eu não faço qualquer atividade intelectual no sábado. Sempre saio para almoçar com minha família, vou ao shopping etc. O Sábado é o dia do meu ócio e respeito ele sagradamente.

10 - busque a excelência! A preguiça é seu único empecilho.
 
11 – coloque a luta contra a preguiça como uma meta de vida. Acorde todos os dias com isso em mente. Escreva e cole no seu armário: “A preguiça não me impedirá de ser uma pessoa extraordinária em tudo que eu quiser fazer na vida!” Repita essa frase como um mantra, uma oração.

No mais é com você! Boa sorte!

4 comentários:

  1. Parabéns pelas palavras. Serão de grande valia para mim!

    ResponderExcluir
  2. Foi muito proveitoso para mim este testo, realmente causou-me na mente uma sensação de libertação pelo menos 80% da preguiça. Sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu texto! Obg, pelas palavras de coragem!

    ResponderExcluir
  4. Nossa professor,parece que estas palavras estavam sendo ditas pra mim.Tanto que até chorei.Me doi saber que estou assim,,é difícil reconher pra si mesmo que sua alma está doente,como está a minha.Veja:me escrevi na academia e quase não vou,fui a nutricionista e sempre furo a dieta,to no cursinho ,mas não consigo estudar em casa e não consigo dormir antes das 2hs da manha.
    Obrigada por essas palavras de choque,vou tentar seguir seus conselhos.

    ResponderExcluir