quinta-feira, 2 de junho de 2011

CONCURSEIRO, QUEM É O SEU CONCORRENTE?

É muito comum ouvir entre os concurseiros a velha máxima: “esse concurso não vai dar para mim, a concorrência é muito alta”. Apesar de tantas informações disponíveis, muitos concurseiros ainda vivem com o pensamento e a preocupação focados para a questão da “concorrência” nos concursos públicos, como se a preparação e motivação para os estudos, dependesse única e exclusivamente dos outros candidatos.

É possível ver muito isso nos cursos preparatórios, onde o corpo a corpo dos candidatos é bem mais visível e a ajuda mútua é bem mais rara, se comparado com os alunos de outros cursos ou faculdades, em que, estes, não estão em busca simplesmente de um cargo, mas apenas de conhecimento e certificação na sua área.

Entretanto, a figura do concorrente no estudo para concursos públicos, só funciona mesmo na teoria, pois na prática a história é totalmente diferente. Para comprovar isso, basta observar a falta de compromisso da maioria dos concurseiros no momento de preparar um simples planejamento de estudo. Muitos sequer leem o edital ou procuram se dedicar de verdade ao ato de estudar, mesmo que seja por 1h diariamente. Outros até se esforçam um pouco, mas acabam planejando tanta coisa ao mesmo tempo, que o estudo acaba sendo inadequado e sem aproveitamento.

Portanto, é perfeitamente possível conviver com outros colegas, candidatos, sem o mito da concorrência, colocando em prática as seguintes estratégias:

Faça o que seu concorrente não faz – Estudar lendo e fazendo anotações, quase todo mundo faz. O que muitos não fazem é estudar usando métodos e técnicas de estudos e memorização como: resumos esquemáticos das matérias, mapas mentais, elaborações de questões com comentários dos gabaritos, simulados de provas etc.

Dê vários passos à frente do seu concorrente – Por favor, seja muito sincero, quantas pessoas você conhece que estuda antecipadamente para um concurso? Você mesmo faz isso? É sabido que sem a publicação do edital, ninguém consegue nem pensar em concurso, muito menos em estudar para isso. Seja diferente, estude diferente de todos... Esse é o grande segredo!

Use seu concorrente como parceiro – Quem conhece aquela frase que diz: “aprende mais quem ensina”. Que tal começar a dividir o conhecimento com os outros colegas e com isso aprender muito mais com ajuda deles. Um grupo de estudos bem organizado, com integrantes compromissados e em busca do mesmo propósito, é altamente recomendado para quem busca ampliar o conhecimento e economizar com cursos preparatórios. Isso sem falar na injeção de ânimo, motivação e autoestima que um grupo de pessoas pode proporcionar.

Mesmo sem seguir qualquer dessas estratégias um candidato que estuda de maneira séria e com objetivo, planejando cada passo, analisando cada ponto do planejamento, solucionando dúvidas através de revisões periódicas, jamais ficará preocupado com a questão da concorrência por vaga, mesmo porque ele só precisará de um único cargo.

RESUMO DA ÓPERA - Agora eu lhe pergunto quem é verdadeiramente o seu concorrente? Qualquer dúvida, mesmo depois de ler todo o texto, é só se olhar no espelho.

"A habilidade de aprender mais rápido que seus concorrentes pode ser a única vantagem competitiva sustentável." (Arie De Geus)

FONTENELE é um concurseiro que está aprendendo muitas coisas com seus “concorrentes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário