quinta-feira, 28 de julho de 2011

7 Razões para o Fracasso em Concursos


1) Planejamento: Estudar sem planejamento, sem horários estabelecidos para cada disciplina ou sem a organização das atividades do dia, pode ser uma das cruéis razões para o fracasso em concursos públicos, por isso planeje seus estudos antecipadamente e leve uma rotina saudável de estudos juntamente com outras atividades, mas não deixe de seguir seus horários.

2) Desmotivação: A desmotivação nos estudos pode ser uma das principais razões para o fracasso em concursos. O concurseiro motivado é mais produtivo e está mais disposto a enfrentar obstáculos do que aqueles que não acreditam em seu potencial. A motivação é o que nos impulsiona às grandes batalhas e depende de nós termos a vontade e perseverança aonde queremos chegar. 

3) Edital: Muitos ficam na expectativa da publicação do Edital e acabam não se dedicando devidamente durante o tempo que podem estudar sem a pressão de datas de inscrições e das provas marcadas. Esperar o edital ser publicado é um erro fatal, pois o tempo perdido não volta atrás, e para uma preparação efetiva você precisa se dedicar previamente para concursos, antes mesmo do edital ser lançado. Fique atento aos concursos previstos, e estude sempre antecipadamente com base em editais passados para você saber o caminho pelo qual deve seguir e ir com segurança aonde deseja chegar.

4) Foco: Se você é daqueles que não sabe em qual concurso focar, então antes você precisa se informar sobre cada órgão, sobre cada cargo e sobre as especificações das atividades e dos conteúdos programáticos de cada um para que possa se direcionar para uma área específica, pois o foco em concursos é de extrema importância, tanto para você saber em qual terreno está pisando quanto para se sentir seguro a cada prova que realiza. Para isso resolva simulados e questões de diferentes áreas, escolher concursos que exigem as áreas que você mais gosta e tem mais facilidade é uma grande vantagem diante das incertezas.

5) Conteúdo Programático: Todo concurso vai ter uma disciplina que você vai pensar que não precisa de tanta atenção quanto outras, isso é fato, mas muitos não somente pensam isso como acabam não se dedicando nem um pouco a algumas disciplinas como Português, Matemática, Informática, etc. Se você tem uma grande facilidade nessas disciplinas não as subestime por achá-las fáceis, muitas vezes serão elas que decidirão entre o candidato aprovado e o não aprovado em um concurso, e para isso basta apenas uma simples questão. Se dedique a todas as disciplinas sem exceção.

6) Inteligência Emocional: Ter uma capacidade enorme de aprendizagem sem a devida inteligência emocional para equilibrar os sentimentos não ajudará nem mesmo aos mais preparados para um determinado concurso. O equilíbrio emocional muito diz sobre nossos fracassos e nossas conquistas, aquele que se sente bem com si mesmo, e satisfeito com seu desempenho dentro de suas possibilidades estará um passo a frente daquele que está exigindo cada vez mais de si até esgotar-se emocionalmente. Por isso conheça seus limites e estude equilibradamente com sua emoção.

7) Fracassos: Já dizia Thomas Edison que muitos dos fracassos da vida são pessoas que não perceberam o quão perto elas estavam do êxito quando elas desistiram. Então, não desista caso a conquista não venha no primeiro, segundo, terceiro, ou vigésimo concurso, o sucesso vem para aqueles que não deixaram de tentar, e o maior fracasso de todos é aquele que você desiste sem perseverar.
O concurseiro que chora, desabafa, escreve, canta ou conta para todos suas frustrações, pode não se sentir satisfeito com seus resultados, mas se sentirá mais aliviado, e compartilhando experiências você verá que existem muitos que estão no mesmo barco, mas que muitos continuam tentando com perseverança e muita fé para alcançar, e o maior segredo do sucesso para aqueles que conquistaram é não desistir jamais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário