Prezados concurseiros, o verso acima, como puderam notar, está escrito no livro sagrado, a Bíblia, e ele tem tudo a ver com quem está na luta por um cargo público. Duas palavras que chamo a atenção: paciência e perseverança.
Vejamos o que diz o velho e bom dicionário Aulete acerca da paciência.
"Virtude que consiste em suportar os males e incômodos sem reclamar, sem se revoltar ou irritar."
Em certos momentos de nossa preparação concursídica iremos passar por males e incômodos de toda sorte que nos deixarão muito irritados, revoltados e impacientes. Por exemplo. É o telefone que não para de tocar, é o favorzinho que sua mãe lhe pediu bem no meio de seus estudos, visitas inesperadas de amigos, irmãos, parentes, pedreiro martelando na parede do vizinho ao lado (isso é pracabá) e até casos de falecimento de algum ente querido...são coisas que podem acontecer com quem está lutando para ser servidor público. Diante desses fatos, você percebe que não conseguiu cumprir estudar nem metade do que havia planejado durante a semana, aí bate aquele misto de raiva, desespero, frustração, podendo agravar tal quadro se a prova estiver com data marcada. Aí é pedir pra cuspir fogo e ganhar fama de "o" chato da família...hehehehe
Mas gente, adianta espernear, ficar aborrecido com quem não faz ideia do que é estudar pra concurso público e que, de uma maneira ou de outra, o interrompe em seu horário sagrado de estudos??? Não adianta, é gastar saliva à toa. Por mais que você tente explicar, justificar, eles nunca o entenderão. Quem somente entende o concurseiro é outro concurseiro, e ponto final. Aliás, eu nunca vi arara conversar com tucano...hehehe Portanto, quando acontecer algo que o desagrada em sua rotina de estudo, o melhor a fazer é relevar ou mesmo, recorrer ao famoso "contar até 10". Se isso não funcionar, aí o ideal é procurar outro lugar, de preferência, tranquilo e calmo.
Outra coisa, precisamos ser pacientes com o tempo de aprovação, e aqui a perseverança anda de mãos dada com a paciência. Tem pessoas que conseguem passar num bom concurso em questão de 6 meses a 1 ano de estudo, mas é exceção, não a regra. Em geral, levamos 3 anos ou mais para sermos aprovados e nomeados num excelente cargo. O ideal é não cair na tentação da comparação. Não fique se comparando com os outros, cada um tem seu tempo, seu momento e o seu vai chegar.
Observe ainda ainda ao que o versículo diz: "...a perseverança PODE vencer qualquer dificuldade", ou seja, você pode superar qualquer dificuldade - no caso, a aprovação - se tiver perseverança. Certo pensador disse: "a vida não entrega nada ao mortal senão em troca de grandes esforços".
Lute, batalhe, com paciência e perseverança que você poderá vencer qualquer dificuldade.
Palavras de Concursólogo, moderador do blog "Só pra concurseiro"
Nenhum comentário:
Postar um comentário