sexta-feira, 15 de julho de 2011

A CF estabelece que o ingresso na Administração Pública se dá através de concurso público, de provas ou provas e títulos, salvo para os cargos comissionados, que são de livre nomeação e exoneração, conforme art. 37 e incisos. 
Agora, se o seu sonho é ocupar um cargo na área da Segurança Pública (PF, PC, PM, Depen...) ou Forças Armadas, fique atento ao que o edital determina, ou seja, nas fases que englobam esses concursos. 

Para facilitar a sua vida, cito-as, conforme segue:


1 Fase - PROVA OBJETIVA (múltipla escolha ou Certo/Errado no  estilo Cespe);


2 Fase - EXAMES MÉDICOS PRÉ-TAF (Hemograma completo e atestado médico, com assinatura e CRM do profissional);


3 Fase - TAF - Teste de Aptidão Física (barra fixa, abdominal, salto horizontal/vertical, corrida de seguimento e a de 12 min, são esses os exercícios físicos possíveis de serem cobrados, depende muito do que diz cada edital);


4 Fase - TAP - Teste de Aptidão Psicológica (o candidato é submetido a vários testes como, exame autobiográfico, teste de Atenção Concentrada etc...)  
  

5 Fase - IC - Investigação de Conduta (o candidato deve provar que é "ficha limpa" entregando diversas certidões negativas do Poder Judiciário). 


E é aqui, nessa fase, que surge uma dúvida bastante comum entre os candidatos, a saber: ter o nome no SPC é impedimento para tomar posse em concursos que realizam investigação do candidato?

Prof. e Juiz Federal, Willian Douglas, responde: "Não sendo caso de alguém que sistematicamente frustra o cumprimento de obrigações assumidas, entendemos como abusiva a exclusão sumária do candidato pelo simples fato da inscrição do seu nome em algum cadastro restritivo."

Bom pessoal, é isso. Falei sem embromar e muito rapidamente das fases que envolvem certames da área da Segurança e Forças Armadas, destacando que ter o nome no SPC não o impede de ser empossado no cargo dos seus sonhos. O bom mesmo, é ter o nome limpo e dormir com a consciência tranquila da certeza da posse.

Um grande abço e ótimo fim de semana!!
Concursólogo, moderador do blog "Só pra Concurseiro" 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário