quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Como vc pensa em estudar INFORMÁTICA PARA CONCURSOS e trabalhar ao mesmo tempo?
 
Farei um breve planejamento para vc.
Existem dois tipos de assuntos a serem estudados em INFORMATICA:
 
- A teoria - que vc vai ter que estudar e ler bastante como todas as outras matérias;
- A prática – que será necessário uma fórmula básica para estudar.
 
As matérias Teóricas, por exemplo, Conceitos de Internet, Hardware e Software Livre basta pegar os slides no site www.brunoguilhen.com.br e fazer a devida leitura acompanhada dos exercícios. Mas lendo os slides dá para acertar nas provas? Sim, é claro que para questões mais elaboradas vc vai precisar de aprofundar seus estudos nos livros. Fazer exercícios é fundamental, não esqueça!
A parte teórica, seria interessante você baixar os slides e ler antes das aulas, na hora da aula você terá noção do que eu estou falando, assim, depois da aula você deverá gastar mais uns 30 minutos para fixar o assunto, ou seja, das 23h até as 23h30m, se possível tente gravar sua
fala e ouvir o esquema depois, por exemplo, no trânsito, no ônibus, se você ouvir o que esta escrito no slide e lembrar da aula vc já esta conseguindo acertar grande parte das questões.
Assim, todo dia que for ter aula de Informática vc vai estudar antes e depois da aula. Separe no seu final de semana um tempo para reler e fazer exercícios. Total por dia (45 min) de parte Teórica.
Na parte prática faça o seguinte, se no seu trabalho vc mexer com computador, separe alguns intervalos de tempo, 10-15 min e tente o exercício que eu sempre falo sobre a parte prática (vc clica no botão e pergunta quem é esse botão? Para que serve esse botão? O que acontece quando se clica nesse botão?), estabeleça uma meta, como o que mais cai é o Word, comece por ele, na sua hora de almoço ou no seu intervalo, ou mesmo tente chegar um pouco mais cedo no curso e estude lá, mas não se desconcentre, escolha 5 botões e manda brasa (quem é? para que serve? e o que acontece qdo clica?), a noite depois da aula tente apenas separar alguns exercícios para que vc possa resolver no final de semana, assim vc estuda informática e ainda deixa tempo livre para aprender outras matérias a noite.
Sempre, depois de ter estudado as barras do Word faça exercícios e sem o computador (exercícios não se devem fazer na frente do computador para simular a situação real da prova). Vc poderá repetir para o Excel e Powerpoint tbém a mesma sistemática, estude os botões (grupos de 5 por dia e manda brasa na execução), no caso do Excel estude as fórmulas e funções. Total por dia de parte Teórica 10 a 15 minutos.
Eu não gosto de estudar uma matéria só durante muito tempo, por isso eu aconselho de 30 a 1h30m no máximo do seu final de semana para fazer exercícios e revisar o resto fica para outras matérias. Lembre-se de descansar, fazer outras tantas coisas que deixam sua cabeça fresca. Eu não uso nenhuma substância como combustível, acho que meu corpo me diz a hora de parar. Lembre-se que dormir fará a FIXAÇÃO do conteúdo.
Uma outra coisa que eu gosto muito e é fácil para aprender é tentar fazer mapas mentais para estudar a parte teórica de informática e quem sabe os menus de programas que caem ai eu indico o grande especialista em mapas mentais que é o Prof. Felipe Lima (www.sougenius.com.br).
 
Abraço e
Sucesso.
Prof. Bruno Guilhen

Nenhum comentário:

Postar um comentário