quinta-feira, 24 de maio de 2012

QUEBRANDO A BANCA: IADES

Dentre os aprovados em concursos públicos, é difícil encontrar quem não diga que além de muita preparação, é preciso que o candidato saiba como fazer provas de certames. Muitas vezes concurseiros bem preparados não se classificam por não terem intimidade com a forma como as questões são cobradas nas provas
 
O inimigo do candidato é a banca examinadora. Para vencê-la, será necessário conhecê-la profundamente, traçando minucioso estudo de suas características, pensamentos, peculiaridades, preferências. Começaremos pela IADES, a banca responsável pelo certame da PMDF.
Vamos começar pela matéria que está presente em todos os concursos e, em geral, é a de maior peso na nota final: Língua Portuguesa.

- ABORDAGEM: Gramática normativa e linguística textual.


- CARACTERÍSTICAS: Textos longos. As questões privilegiam o conhecimento gramatical do candidato.


- TEMAS RECORRENTES: Tendência: temas relacionados à área de atuação do órgão, instituição etc. Caso seja Conselho Federal de Administração, os temas serão da área administrativa.


- O QUE COBRA: Correção gramatical das reescrituras.

Acentuação e ortografia vigentes. Período simples e composto. Colocação pronominal. Valores semânticos das preposições.
Agora, vamos ao Direito Administrativo. Qual é o doutrinador mais citado pelas bancas na área que é minha especialidade e que leciono para concursos públicos há mais de 22 anos? Se você respondeu Maria Sylvia Zanella DI PIETRO, acertou a questão. Confira outras informações:

Doutrina: Sim (metade)

Jurisprudência: Pouco ou nada

Lei seca (texto legal): Muito (metade)

Autores mais citados: Hely Lopes e Maria Sylvia
O Direito Constitucional é outra disciplina de grande peso em inúmeros concursos públicos. A comparação entre as principais bancas de provas para concursos mostra que, nesta matéria, o autor mais citado é Alexandre de Moraes. Saiba também como os examinadores se comportam quanto aos conteúdos de doutrina e jurisprudência:

Doutrina: Pouco

Jurisprudência: Médio

CF "seca": Muito

Autores mais citados: Pontes de Miranda

Por fim, vamos analisar uma disciplina que pode ser o diferencial para a aprovação num concurso público: Informática - hoje um conhecimento essencial no cotidiano da grande maioria das pessoas, sendo cobrado cada vez com maior rigor por todas as bancas examinadoras. Portanto, preste bem atenção no que vou mostrar. Por exemplo: o conteúdo mais cobrado pelo Cespe é o MsOffice (Word, Excel). Já a Esaf tem predileção por Hardware, Redes e Internet, Linux e Segurança da Informação.

Conteúdo mais cobrado: Word, Internet, Web, Windows Vista.

Grau de dificuldade da questão: Baixo

Destaque a ser dado pelo candidato: Recursos básicos Microsoft, Word 2007.

Prof. Granjeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário