domingo, 25 de julho de 2010

Informática




Olá pessoas!

Estava há pouco dando uma olhada na prova de Técnico Judiciário - Área Administrativa do TRE/RS, aplicada em julho/2010 pela banca FCC. Em geral, a prova não estava difícil. Foram cobrados conhecimentos em português, informática e direito. Para o alívio de grande maioria, não caiu matemática básica, rac. lógico e nem redação (que presentão hein! kkkk). Em português a banca trouxe um texto em forma de folheto e outro de fácil leitura acerca da internet, cobrando questões de interpretação e gramática como, emprego de pronome relativo, concordância verbal, acentuação, verbos, flexão verbal, voz passiva e outros assuntos bem frequentes em prova. As questões de direito se mantiveram no estilão "copia e cola", bastante conhecido entre os concurseiros mais experientes. Quem leu, ouviu mp3 dia e noite da lei seca, fez uma boa prova.
Informática teve apenas 5 questões, entre as quais, 2 eu achei interessante. Vejamos o enunciado da primeira questão. Transcrevo.

1) Se existir a necessidade frequente de trabalhar com arquivos que não estão no computador principal (utilizando um computador portátil, por exemplo), é possível sincronizar os arquivos com suas contrapartes no computador principal após terminar o trabalho. No Windows XP esta facilidade é possibilitada pelo uso específico

(A) da transferência de arquivos

(B) da Área de transferência

(C) do Porta-arquivos

(D) do Gerenciador de tarefas

(E) do Porta-documentos

GAB: C

Essa funcionalidade do Windows XP eu não conhecia.

--------------------------------//----------------------------------------

A outra questão diz respeito do programa de planilha Calc. Vejamos.

2) Em uma planilha do BrOffice.org 3.1 Calc foram colocados os números 3 e 7,
respectivamente, nas células A1 e A2. Selecionando-se ambas as células e arrastando-as pela alça de preenchimento disponível na A2, o resultado em A9 será

(A) 15

(B) 18

(C) 28

(D) 35

(E) 42


GAB: D

Ao arrastar a alça de preenchimento, nesse caso, o Calc não sequencia os números e, mesmo se o fizesse, a questão não teria resposta, já que daria 14. O examinar, portanto, foi bomzinho ao omitir esse número entre as respostas. Na questão, ao acionar a alça de preenchimento o Calc sequencia os números na forma de uma P.A (progressão aritmética) ficando assim: 3; 7; 11; 15...até 35 que é o valor da célula A9.

Enfim, é importante não menosprezar o estudo da informática em seu cronograma. Para não cair nessas "cascas de banana" é preciso resolver muitas questões de provas anteriores e, quando possível, verificar no próprio programa do computador a resposta. Essa questão acima eu fiz o teste no Calc pra nunca mais esquecer.

Grande abço e ótima semana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário