quinta-feira, 29 de julho de 2010

Técnicas de Estudo – Parte 2




O cursinho

Escolha um bom cursinho. Este é o primeiro passo. Há pessoas que dizem que preferem
estudar em casa. Tudo bem. Porém, não esqueça que os cursinhos são essenciais para a nossa preparação. Lá podemos aprender as matérias de conhecimentos específicos das quais não temos total domínio. O professor “abre a sua mente”, ensina como e o que deve estudar. Devemos estudar todo o edital, como também dar importância as matérias que são mais cobradas e isso é tarefa dos nossos mestres.
Enfim, o cursinho é um recurso para você se destacar, fazer a diferença quanto aos demais candidatos, não esquecendo do estudo fora de sala de aula, que é o mais importante de todos. A sala de aula faça com que seja sagrada. Respeite o silêncio e procure concentrar-se ao máximo. Conheça o professor, sua experiência e seu entusiasmo.

O tempo para estudar

Se você trabalha, fica mais difícil conseguir um bom tempo de estudo. Caso não trabalhe, melhor ainda, dedique-se integralmente ao seu objetivo
Como já comentado, concurso não é brincadeira! Ou você começa a pensar em concurso
diariamente ou vai passar mais tempo do que o necessário para ser aprovado. Respire
concurso! Faça seu estudo sua principal atividade. Seja um estudante profissional.
As horas diárias necessárias para um bom estudo dependem de sua concentração. A concentração é a arma mais importante que, nós guerreiros, temos em mão. Uma hora de estudo como muita concentração equivale a duas horas com pouca concentração e até mesmo três horas com pouquíssima concentração. Estude o máximo de horas que seu corpo suportar. Creio que um estudo normal e saudável é o de 5 horas por dia, mais o cursinho. E poderá chegar a uma aprovação em um ano. Não esqueça que tudo depende de sua concentração podendo aumentar ou diminuir as horas de estudo. Mas tente o máximo.
Se trabalha, acorde mais cedo, estude uma hora e meia antes antes do trabalho. Na hora do almoço, mais uma hora. À noite, após o cursinho, mais uma hora e meia, completando quatro horas diárias. Nos finais de semana tire o atraso das horas semanais estudadas. E não esqueça, é normal o desânimo incomodar. Nesta hora, pense no seu objetivo sem parar. Dê uma pausa. E depois, volte com toda a energia! Lembre-se de que a sua vitória vai ser para o resto da vida.
Sua vida vai mudar completamente quando for servidos público. Não esqueça que é proibido estipular um prazo para a aprovação. Vá estudando até alcançá-la!

Qual o concurso?

Se ainda não passou e estiver desempregado, ou desinteressado pelo atual emprego, faça todos os concursos que seu bolso suportar. Faça tudo! Inscreva-se no maior número de concursos possíveis, suas chances irão aumentar. Depois que passar no primeiro, comece a selecionar os cargos dos seus sonhos. Jamais fique esperando por um único concurso. Pode ser que não consiga êxito e então ficará frustado. Tenha pelo menos dois concursos em vista e, é claro, sempre estudando para aquele pretendido.
Não deixe de se inscrever em um concurso em virtude do número de vagas. O que acontece é exatamente o contrário do que muitos imaginam. Quanto menor o número de vagas, melhor; porque muitos candidatos já desistem ao ler o edital. É comum as instituições públicas realizarem um cadastro de reservas. Você nem precisa estar entre as vagas para ser chamado.
Os concursos que possuem muitas vagas são os mais atrativos, logo o número de candidatos aumenta consideravelmente. Mas isso não deve ser visto como um desestimulante, porque você vai estar preparado ao seguir nossas regras fundamentais.
Não deixe de fazer um concurso por causa da escolaridade. Geralmente os concursos de nível médio são mais difíceis de passar do que os de nível superior. Faça os dois, se puder.

O lugar de estudo

Faça do seu lugar de estudo um templo sagrado. Você precisa de concentração. Procure evitar lugares barulhentos e desorganizados. Oriente o estudo em bibliotecas. Lá, você estará sempre acompanhado de outros candidatos e assim estará em um ambiente que incentiva cada vez mais seu estudo. Além disso, a troca de informações é outro instrumento valioso para a nossa batalha. Não esconda material. Troque matéria com seu colega de estudo. Ele pode ter informações que você ainda não sabe. Não esqueça que ele não é seu inimigo. Sua inimiga é a banca examinadora.
Procure técnicas de concentração e memorização. São necessárias para o seu
desenvolvimento. Uma boa técnica de memorização são os famosos mnemônicos. Faça os
seus. Não é perda de tempo, pois funciona.
Quanto à concentração, o nosso cérebro é o computador que possui a maior capacidade de retenção de informações. Você precisa saber usá-lo. E como faremos isso? Muito simples.
Segundo o mestre William Douglas, nosso cérebro possui quatro formas e captação de
informações: visual, auditiva, sinestésica e digital. As duas primeiras não necessitam de maiores comentários. A sinestésica é a sensação de sentir, de provar e tocar. A digital é aquela que procura o equilíbrio das demais. Logo, para melhorar nossa concentração é preciso utilizar nosso cérebro da forma correta, temos que procurar, quando estamos estudando, não captar informações estranhas ao assunto estudado. Procure estudar em locais sem visual, ou seja, nas “baias” onde o único visual é o texto lido. Sem barulho. Não deixe seu cérebro captar informações auditivas divorciadas do estudo. Há um costume entre os concurseiros profissionais de colocar um abafador de silicone nos ouvidos. Excelente! Procure um que não
incomode, são baratos e você pode encontrar em lojas que vendem materiais hospitalares.
Com isso, você evita que seu cérebro capte informações estranhas, e assim, sua concentração aumentará, evitando desperdiçar horas de estudo errado.
É essencial fazer um curso de memorização e outro de leitura dinâmica. Mais essencial ainda é fazer um curso de Português, separadamente de seu curso básico, mesmo não havendo esta matéria no concurso que vai prestar. O Português faz a diferença tanto na leitura de questões objetivas como, principalmente, em provas subjetivas.

Como estudar

É comum o concorrente não estudar edital. Você tem uma grande vantagem por estudar este precioso material. Analise o edital de seleção. Ele não só define a taxa de inscrição e datas dos testes como estabelece todas as regras do jogo.
Olhe provas anteriores. Elas são valiosas. Estude a banca examinadora para não ter surpresas na hora da prova. Geralmente os examinadores repetem questões. Às vezes, porque gosta de determinadas matérias ou mesmo porque não possuem tempo razoável para preparar uma prova. Já vi provas do CESPE que repetiram aproximadamente 40% das provas anteriores.
Estude uma matéria por semana. Assim você terá mais domínio sobre o assunto. Faça resumos para a revisão antes da prova.
Dê atenção as matérias de maior peso. Essa informação está no edital que você já leu. Além da apostila de seu curso, compre algumas obras importantes para os concursos em geral. Invista, depois terá um bom retorno! Caso não tenha condições finaceiras, procure uma biblioteca.
Uma boa bibliografia é muito importante. Costumo orientar o seguinte:

- Direito Penal e Processo Penal: Fernando Capez
- Direito Administrativo: Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo
- Direito Constitucional: Alexandre Moraes

Devemos seguir a seguinte ordem de estudo:
Em primeiro lugar, temos que ler a “lei seca”. Procure as leis que o edital exige do candidato.
Você encontrará todas as leis no site www.planalto.gov.br.
Em segundo lugar, e claro, depois de ter uma boa aula sobre o assunto, leia as sinopses jurídicas da editora Saraiva. Todas as que possuem o assunto que está no edital, sempre fazendo uma comparação com a “lei seca”.
Em terceiro lugar, procure estudar a jurisprudência de STF e do STJ. O CESPE adora fazer questões retiradas de informativos destes tribunais, encontrados nos sites www.stf.gov.br e www.stj.gov.br.
Em quarto lugar, faça o maior número de questões possíveis. Você irá encontrá-las em sua apostila e nos diversos sites especializados.
Não estude sem parar, a cada hora é bom dar uma pausa de cinco a dez minutos. Neste
momento, tenha sempre pensamentos positivos, converse com que está se preparado há mais tempo, buscando novas técnicas de estudo.
Sua auto-estima deve estar em alta antes, durante e depois do estudo. Caso não esteja, nem comece a estudar. Melhore antes.
Não esqueça que a troca de material com outros candidatos é muito importante. A maior
concorrência é você mesmo e a banca examinadora.
Uma técnica que utilizo para fazer provas anteriores é olhar de imediato a resposta certa. É uma boa forma de memorização. Depois procurar os erros dos demais itens.
Faça resumos e esquemas dos estudo. Esses esquemas facilitam sua memorização.
As vitaminas são muito importantes para esta “guerra”, precisamos ter muita energia. É comum concurseiros de primeira linha tomarem vitaminas, além do Ginko biloba que ajuda muito na memorização. Procure um médico para melhores informações. Melhor ainda, e necessário para o nosso cérebro, são as atividades físicas. Não deixe de praticá-la, pois as atividades físicas, principalmente as aeróbicas, estimulam o cérebro a produzir novos neurônios nos hipocampos, regiões que mais se ressentem do excesso de estresse. Um estudante que não pratica atividades físicas possui grandes chances de entrar em um estado de estresse prejudicando seu estudo, além de que a memória não é tão proveitosa quanto a daquele que pratica.
Durante a atividade física, nosso organismo libera uma substância chamada endorfina,
responsável pela sensação de bem estar e relaxamento, que ajuda a melhorar a concentração, fundamental para o processo de retenção de informações.

Por: Victor Dan

Nenhum comentário:

Postar um comentário