quinta-feira, 12 de agosto de 2010

COMO ESTUDAR DIR. CONSTITUCIONAL???


Quem opta em estudar para concurso público logo perceberá que algumas matérias são presença obrigatória. São elas: Português, Dir. Administrativo e Dir. Constitucional. Quanto a essa última, ao checar o vasto conteúdo do edital, a dúvida que vem a cabeça é “como estudar dir. constitucional?” “por onde começar?”



Prof. Vitor Cruz dá algumas dicas básicas para o planejamento de seu estudo em Direito Constitucional (qualquer banca).
Confira!!



1º Passo – Literalidade da Constituição Federal (O Alicerce do Estudo):

(70% da prova)

Não adianta o candidato querer entender a doutrina, jurisprudência, ler informativos do STF e STJ, se ele não sabe o que se passa na norma.

Recomendo que os alunos leiam diariamente a literalidade do art. 5º da Constituição - este cairá em qualquer prova - e ainda de alguma outra parte da Constituição, de acordo com a sua área de concursos. Ou seja: se sua área é Tribunais, leia Poder Judiciário, se é Ministério Público - leia os artigos referentes - se é área fiscal, leia os art. 145 à 156.

É recomendável também uma boa leitura da literalidade dos artigos 37 a 41 da Constituição.

Desta forma, como sempre digo: Esqueça o seu nome, seu endereço e seu telefone, mas nunca esqueça o que está escrito literalmente na Constituição. Essa é a base para diferenciar o alto rendimento em provas de Constitucional.

Observação importantíssima: As alterações recentes de normas ou do texto constitucional são cartas certas em um concurso.

2º Passo - Literalidade de Súmulas (STF e STJ)

(10 a 20% da prova)

As Súmulas são cada vez mais importantes no Estudo, principalmente as recentes (e em especial as vinculantes), é o tipo de jurisprudência que não se pode errar. Se você errar, já era! Pois todos os verdadeiros concorrentes irão acertar. Irei mostrar posteriormente uma relação das súmulas de maior relevância.

3ª Passo - Doutrina do direito Constitucional:

(10 a 20% da prova)

Esta parte é a segunda mais complicada, para aprendê-la você terá que comprar um livro e gasta horas de estudo lendo, ou então, fazer um curso on-line.


4º Passo - Informativos de jurisprudência e julgados isolados;

(0 a 10% da prova)

É a parte mais difícil do Estudo, exige que o candidato se preocupe em estar atualizado às notícias e novos julgados do STF e STJ.


Cadastrem-se no sistema "push" do STF (www.stf.jus.br)

AGORA, O MAIS IMPORTANTE: Qual o melhor método de Estudo?

Não existe resposta correta. Cada um tem o seu método, mas ao longo dos anos, pude verificar que as pessoas que obtiveram maior percentual de acerto em menor tempo usavam o seguinte método:

Questões + Questões + Questões + .... (principalmente as comentadas).

É por este motivo que é de imensa relevância os cursos de questões comentadas. É ele que irá completar seu estudo, doutrinariamente, jurisprudencialmente e alertar para as famosas "pegadinhas".

Altos retornos necessitam de investimentos: tempo, dinheiro... Já que terão que dispor dessas riquezas, façam com consciência e busquem qualidade comprovada!

É só isso pessoal!

Sabem que podem me procurar sempre que precisarem!

Grande abraço do Vampiro para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário