terça-feira, 24 de agosto de 2010

Como melhorar a memória?


Você sabia que pode melhorar sua memória?
Na fase de preparação para concursos, é comum pensarmos que a quantidade de horas de estudo, isoladamente, determinará nossa aprovação. Assim, nosso desafio é superar, a cada dia, o tempo dedicado ao estudo no dia anterior.
Hoje venho chamar sua atenção para uma variável ainda mais importante que a quantidade de horas estudadas: a qualidade do estudo. Isso porque o ideal é estudar em grande quantidade (sim, as horas de estudo são importantes) e com máximo aproveitamento.
Como obter essa qualidade? A resposta é simples. Veja os itens abaixo:
 
1) Realize atividades físicas regularmente. Estudos mostram que a atividade física regular aumenta o aprendizado.

2) Tenha uma dieta saudável. A alimentação deve ser leve e variada, rica em vitaminas. Busque aumentar o consumo de frutas e de água. Que tal deixar sempre uma garrafinha térmica com água perto de você?

3) Em seu tempo livre, realize atividades como resolução de palavras cruzadas e jogo de xadrez. Para quem tem dificuldades com a Língua Portuguesa, sugiro, ainda, que se dedique à literatura. É lendo que se aprende a escrever e a interpretar textos.
 
4) Cultive a atenção: procure guardar o que fez durante o dia, as características de um objeto, as palavras de um texto, a letra de uma música... Concentre-se no que estiver fazendo. Nos estudos, não deixe que seu pensamento “voe”, mantenha o foco! Desligue celulares, peça para não ser interrompido e mantenha o pensamento longe dos problemas diários. A colaboração da família é essencial para que isso seja possível. Quando estiver estudando, sinta-se imerso no texto e tenha prazer em aprendê-lo!

5) Faça exercícios mnemômicos: associe fatos a imagens e guarde-os na memória.
 
6) Busque estar relaxado e emocionalmente bem. Tensão e ansiedade prejudicam o aprendizado. Que tal cultivar amizade com pessoas positivas e fugir das negativas? Ler os depoimentos dos aprovados nos concursos, quando estiver desanimado? Fugir da conversa desanimadora dos corredores dos cursinhos?
 
7) Finalmente, durma bem. Um bom repouso é essencial para a memória!

Bons estudos!

Profa Nádia Carolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário