quinta-feira, 4 de agosto de 2011

TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO PARA CONCURSOS PÚBLICOS


Olá concurseiros, você se assusta cada vez que abre um edital e confere um conteúdo programático quilométrico? Não se assuste mais, apesar de sabermos das dificuldades que todos encontram com listas de milhares de tópicos e disciplinas, hoje trouxemos um post especial sobre técnicas de memorização para concursos públicos.

Segundo o especialista de memorização, Renato Alves, não existe uma receita totalmente eficaz nos estudos, mas com organização e disposição, tudo pode ser aprendido de uma forma muito mais simples e eficiente. Em suas palestras ele revela 4 dicas fundamentais para uma boa preparação para concursos. Confira essas dicas!

Organização – Você já se viu diante de uma prova e não soube por onde começar? Não espere mais pelo dia D, planeje e organize antecipadamente cada passo na realização de prova. Reserve dias de revisões, dias de simulados entre seus dias de estudos. Faça cálculos do tempo de leitura necessário para cada matéria, e seja realista em seu planejamento, dividindo corretamente o tempo para cada disciplina.

Ler não é Tudo – Você já se viu lendo a matéria e pensando no passeio de domingo? Estudo requer concentração, disciplina e tempo. De nada adianta fazer a leitura das páginas do seu planejamento de estudo se depois de cinco minutos não se lembrar de mais nada. A dica é: ressalte plavras-chaves de cada parágrafo, e ao finalizar a leitura daquela página, explique para si mesmo o conteúdo estudado com base nas palavras que ressaltou.

Repetição – Não basta ficar tagarelando a mesma frase dez mil vezes, a repetição exige muito mais do que isso, exige que você use sua criatividade, estimule o pensamento e dentro dessas atividades desenvolva seu método de repetição, seja em aplicações do seu dia a dia, em músicas inventadas, em momentos de atividades que nada tem a ver com estudos, para que você estabeleça uma ponte entre a memória de longa duração.

Saúde – O terrível branco na hora da prova pode estar associado a sua saúde. Quando especialistas comentam que para passar em concursos você precisa sacrificar sua vida, não é bem isso que eles querem dizer, ao contrário disso, você deve se cuidar e muito para evitar situações adversas no momento tão esperado. Cuide de sua alimentação, uma boa noite de descanso, atividades físicas regularmente são fundamentais para um melhor desempenho nos estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário