sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Renove-se para 2011!

Bom dia.
E já estamos quase em 2011!
Nesse período de fim de ano, é inevitável, para mim, não ficar pensando no que fiz e deixei de fazer ao longo dos últimos doze meses. Lembranças de momentos de extrema felicidade, de outros nem tanto; decisões acertadas, outras equivocadas – e a vida é assim mesmo, a tal sensação de incompletude é inerente aos pensantes humanos. Quem disser o contrário, que só viveu maravilhas, estará dizendo algo sem consistência.
Essas primeiras palavras, do parágrafo acima, têm por fim mostrar que os pensamentos que provavelmente têm tomado a sua cabeça nos últimos dias – e continuarão presentes até o reveillon – são comuns a todos nós. Não há como fugir deles nesta época. Só não podemos deixar que eles se convertam em desânimo, ou, pior, em sentimento de culpa. Qual concursando, ainda não aprovado no tão esperado concurso, que não pensou neste período de fim de ano em algo do tipo: “caramba, eu não fiz e nem conquistei nada neste ano!”.
Na maioria das vezes, porém, esse pensamento não retrata a realidade. Não ter sido aprovado no tão esperado concurso (no último MPU, por exemplo) não significa que não tenha havido conquistas no período de preparação. Se você se preparou firmemente, se fez a sua parte, adquiriu e consolidou muitos conhecimentos, que certamente lhe serão úteis em concursos futuros. A preparação não exitosa para o MPU/2010 poderá ser decisiva para a aprovação, por exemplo, no TSE/2011, no Senado/2011 ou na PF/2011 (certames já confirmados para o ano que se aproxima).
Em vez de se culpar pelo (suposto) mau desempenho em 2010, renove-se para iniciar 2011 com entusiasmo, pois este, sim, poderá ser o ano de sua vida (o de 2010 já se foi!). Desacelere. Reflita. Reprograme. Curta o convício com a família. Fuja do consumismo desvairado. Demonstre sentimento a quem você ama. E, ao final, você verá que esse seu “não fiz nada em 2010” será fundamental para o seu sucesso em 2011...
Este foi o espírito da mensagem de fim de ano: “ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo; mas qualquer um pode recomeçar e construir um novo fim”!
Desejo para você e toda a família, muita paz e saúde; e que você, verdadeiramente, recomece em 2011 e construa um novo – e vitorioso – fim!
Um forte abraço,
Prof. Vicente Paulo
--------------------------------------------------------------------

Ano que vem estou de volta com muito mais gás e, claro, com vários materiais de qualidade, dicas, notícias concursídicas a serem compartilhados com todos que almejam de verdade, do fundo da alma, ser  servidor público. Aguardem!!!

Um efusivo abraço!!!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário