quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tempo de plantar e tempo de colher


Eu adoro as festas de final de ano, mas tenho vários amigos que não são fãs desta época do ano. Alguns acham uma época meio triste, em que você pensa nos seus defeitos, em que você lembra de tudo aquilo que fez de errado no ano ou, ainda, de tudo aquilo que, apesar de você, deu errado no ano...

Se você passou no concurso dos seus sonhos em 2010, aposto que está radiante, cheio de planos para o próximo ano e leve que só... Se, por outro lado, você não teve essa mesma “sorte” em 2010, imagino que, nesta última semana do ano, esteja pensativo e cabisbaixo.

O que eu posso dizer a você é que, por mais que você não tenha visto resultados concretos do seu esforço, você não pode achar que isto significa que você não tenha avançado. Pense que, apesar de não ter sido aprovado – ainda! – no concurso que você deseja, você andou na fila, galgou passos muitos largos em direção à aprovação. É como se, numa escada, estivesse cada vez mais perto do topo.

Existe um versículo, na Bíblia, de que eu gosto muito:

“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu:

Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de colher”

Bonito, né?! Pense, portanto, que este ano de 2010 foi “tempo de plantar” e que, logo, com dedicação e esforço, chegará o ano que será “tempo de colher”. Para isto, você já sabe, é preciso encarar com muita seriedade esta profissão de “concurseiro”, que, apesar de não ser a melhor do mundo, nos rende bons frutos, para o resto das vidas.

Eu, como você, tive, também, um ano em que foi preciso “plantar” muito – mas, desta vez, em relação à minha saúde. Tive um problema sério de saúde, que, além de me trazer dores quase insuportáveis, me exigiu muita dedicação e disciplina diárias. Mas estou certa de que, em 2011 e para o resto da minha vida, colherei os bons frutos da “plantação” deste ano. E isto já é motivo suficiente para terminar o ano bem, não é mesmo?!

Por isto, eu sugiro que você faça, ainda esta semana, uma avaliação da sua vida de concurseiro neste ano de 2010. Avalie os seus erros e acertos e encare este ano, já no fim, como um “tempo de plantar” que, em breve, lhe renderá boas colheitas.

Eu desejo a você um Ano Novo simplesmente espetacular!

Bons estudos e muita rabanada,

Profa. Carol

2 comentários:

  1. Valeu Carol curti a mensagem de incentivo um otimo 2011 para você e sua familia

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Carol, estava precisando ler isto. 2011 cheio de saúde pra vc!!!!!
    Patricia

    ResponderExcluir